Emagrecimento é um assunto muito discutido atualmente, porém o excesso de informação disponível na internet, televisão, jornais e livros gera muita confusão na cabeça das pessoas. Será que tudo o que você vê por aí é verdade?

»»» Comece o MEU CORPO IDEAL hoje e garanta mais 7 bônus grátis para acelerar o seu emagrecimento [Clique aqui]

Certamente você, em algum momento da sua vida, já pesquisou métodos, dietas, receitas e exercícios para emagrecer e se deparou com uma infinidade de informações diferentes e muitas vezes conflitantes. Nesse momento você fica completamente perdida, escolhe qualquer coisa aleatoriamente, aplica e não vê resultado nenhum.

Pensando em acabar de vez com as suas dúvidas, resolvi escrever esse post para exterminar alguns dos principais mitos sobre o emagrecimento que você provavelmente acredita. Continue a leitura e descubra.

Tudo o que é natural faz bem

Um erro muito comum é acreditar que tudo o que é natural faz bem. Pessoas com esse pensamento normalmente exageram em frutas e legumes, esquecendo-se que estes são à base de frutose. A frutose, quando cai no nosso sistema sanguíneo, se transforma em açúcar e, como todo mundo sabe, o açúcar engorda.

Mas calma! Não estou te dizendo que frutas e legumes fazem engordam. Estou dizendo que frutas e legumes em excesso engordam. Então não precisa cortar da sua alimentação, apenas coma a quantidade adequada.

 Comer de 3 em 3 horas

Por muito tempo acreditou-se que comer de 3 em 3 horas era bom para acelerar o metabolismo e também controlar a quantidade de comida a ser ingerida nas principais refeições do dia. Há muitas pessoas que ainda defendem esse método, e ele não está totalmente errado.

O problema é que muitas vezes, para seguir à risca esse planejamento e não pular nenhuma refeição durante o dia, as pessoas acabam comendo por comer, ou seja, comendo sem nem mesmo ter fome, viciando o organismo a pedir cada vez mais comida.

O ideal mesmo é entender a quantidade certa de comida que o seu corpo precisa e comer apenas quando tem fome.

Fazer dietas restritivas

O grande problema em fazer dietas restritivas é o que acontece depois que você acaba a dieta. Quando você escolhe fazer uma dieta com alimentos que não gosta e não te dão prazer, você até consegue perder uns quilinhos em pouco tempo até atingir o seu objetivo. Porém, quando você chega nesse ponto percebe que não tem mais porque fazer tamanho sacrifício, afinal já emagreceu tudo o que queria, então resolve comer tudo o que não pode durante aquele período. É nesse momento que o grande vilão das mulheres se manifesta: o temido efeito sanfona.

Não caia nesse erro. Faça uma alimentação saudável e balanceada que inclua alguns alimentos que você tenha prazer em comer e a sua dieta não será sacrificante.

Caminhar emagrece

É muito comum pessoas acima do peso que decidem emagrecer escolherem a caminhada como exercício principal. Isso não está totalmente errado, afinal toda atividade física gera um gasto calórico. Mas a caminhada só vai emagrecer pessoas que estão muito acima do peso.

Se você está um pouco acima do peso e faz caminhada, preciso te dizer uma coisa: você está perdendo o seu tempo! Estudos afirmam que existem exercícios muito mais eficientes do que a caminhada no processo de emagrecimento. Uma sugestão são os exercícios intervalados de alta intensidade, que são rápidos, intensos e aceleram e muito a queima de calorias.

Emagrecer é 70% dieta e 30% exercício

Você pode sim emagrecer apenas fazendo dieta ou reeducação alimentar. Mas é importantíssimo que você saiba que se quer emagrecer e ficar com o corpo durinho e definido, só com a dieta não será possível.

Pessoas que emagrecem apenas fazendo dieta sempre reclamam de flacidez em várias partes do corpo no final do processo. “Fechar a boca” para os alimentos ruins vai te fazer emagrecer sim, mas se você quer evitar a flacidez você deve obrigatoriamente combinar a alimentação saudável com uma rotina de exercícios físicos.

Escolha exercícios inteligentes que vão reduzir o percentual de gordura e desenvolver a musculatura do corpo todo. Se você fizer tudo certinho, no final vai estar sequinha e definida.

Perder peso e emagrecer são a mesma coisa

Como já foi dito no mito anterior, perder peso significa diminuir os números na balança. Emagrecer significa perder peso e desenvolver a musculatura do corpo, evitando a flacidez no final do processo.

Não escolha entre dieta e exercícios. Faça os dois, e o seu resultado será muito melhor.

Cortar toda a gordura

Você provavelmente vai ficar surpresa, mas existem dietas, como a cetogênica e a low carb, que tem como fonte principal de energia a gordura. A gordura não está associada ao ganho de peso. Isso significa que se você ingerir a quantidade certa de calorias, a gordura não te fará ganhar peso.

Mas isso não significa que você pode sair por aí comendo gordura sem critério nenhum. Antes de iniciar uma dieta como essas, é fundamental que você procure um profissional especializado.

Cortar todo o carboidrato

Depende do carboidrato. Carboidratos refinados (pães e massas, por exemplo) estão diretamente ligados ao ganho de peso. Portanto, elimine-os ou diminua o seu consumo.  Por outro lado existem carboidratos que não interferem no ganho de peso, como a batata doce por exemplo.

É fato que as dietas com baixo consumo de carboidratos aceleram o emagrecimento, mas isso não significa que comer carboidratos fará você engordar. Se optar por mantê-los na sua dieta, saiba escolhe-los e controle a quantidade.

Suplementos e remédios emagrecem

Quase todo mundo, algum dia, já apelou para uma solução milagrosa, um remédio instantâneo para exterminar as gordurinhas e conquistar o corpo dos sonhos em um passe de mágica. O resultado disso depois de algumas semanas é o efeito sanfona ou a frustração por não conseguir resultado nenhum.

A fórmula do emagrecimento saudável é muito simples: exercícios inteligentes e alimentação saudável. Qualquer solução diferente dessa não te dará os resultados que você tanto deseja.

Todas as pessoas magras são saudáveis

A obesidade tem uma relação direta com várias doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer. Isso não é novidade para ninguém. Mas o que poucas pessoas sabem é que uma pessoa magra pode sofrer com os mesmos sintomas se não tiver uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos.

Não se deixe enganar pela balança. O seu peso pode até estar bem, mas se você não tiver um estilo de vida saudável é uma questão de tempo para você sentir as consequências no seu corpo.

No Meu Corpo Ideal eu explico um método de emagrecimento rápido e definitivo baseado em exercícios intensos e dinâmicos e alimentação saudável e balanceada. E agora que você já descobriu os principais mitos sobre o emagrecimento, descubra como acabar com esse problema de uma vez por todas!

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário aqui abaixo. Aproveite também para saber mais sobre o Meu Corpo Ideal e como emagrecer 1 ano em apenas 9 semanas.

»»» Comece o MEU CORPO IDEAL hoje e garanta mais 7 bônus grátis para acelerar o seu emagrecimento [Clique aqui]

Até a próxima!